





























Formação em MTC
​
Nos dias 15 e 17 de julho tivemos a honra de receber um grupo de formadores em MTC no qual foram feitas intervenções práticas em casos clínicos, com a colaboração dos pacientes do CENORF. O objetivo foi pôr em prática a aprendizagem feita durante as aulas teóricas.
As intervenções realizadas foram: métodos terapêuticos de moxabustão e as diferentes técnicas de aplicação; terapia com ventosas (Ventosaterapia); massagem Tui Na e as suas diferentes técnicas.
A moxabustão é um método de tratamento externo, em que se usa material inflamável ou erva como a folha de moxa, que se acende, queima ou defuma nos pontos de acupuntura ou áreas afetadas, a fim de alcançar o objetivo de prevenir e tratar as doenças.
As suas funções são:​
​
-
Aquecer os meridianos e expelir o frio;
-
Tonificar o Yang e aliviar o esgotamento;
-
Eliminar a estagnação e dispersar os nódulos;
-
Prevenir as doenças e cuidar preventivamente da saúde;
A Ventosaterapia é um método de tratamento que utiliza a ventosa como ferramenta. Também utiliza métodos de combustão e extrusão para remover o ar na ventosa, criando pressão negativa e fazendo com que a ventosa faça sucção em partes específicas da superfície do corpo. Esta sucção gera estimulação extensiva e forma uma congestão local, alcançando o propósito de prevenir e curar as doenças e fortalecer o corpo.
A suas funções são:​
​
-
Dissipar o frio e a humidade;
-
Drenar os meridianos e colaterais;
-
Remover a estagnação;
-
Promover a circulação sanguínea;
-
Aliviar o inchaço e a dor, remover toxinas e reduzir a febre;
-
Ajustar o equilíbrio entre o Yin e o Yang, aliviando a fadiga e fortalecendo o corpo;
A massagem chinesa, através de técnicas manuais, regulariza a circulação de Qi e sangue em partes específicas do corpo de forma a promover o seu funcionamento normal.
A principal vantagem desta massagem é o facto de não ser uma técnica invasiva. Este aspeto, e dependendo do tipo de intervenção, permite aperfeiçoar a relação terapeuta-paciente, o que se revela em muitos casos fundamental para a resolução de patologias que tenham a sua origem na repetição de quadros disfuncionais do foro mental e/ou emocional.
No total foram atendidos, diagnosticados e tratados oito casos clínicos. Desses, seis referiram ter sensação de melhorias positivas enquanto os outros dois referiram não experienciar mudança de sintomas.
A experiência foi muito instrutiva e educativa, na qual se ganharam mais qualificações como profissionais de saúde.
Visita do Casal Semedo
​
Na sexta-feira, 20/07/2018, o CENORF recebeu uns ilustres convidados, Gil Semedo e a sua esposa, respondendo a um convite feito pela funcionária Angélica Freire.
O casal Semedo desfrutou de uma visita guiada pela direção e técnicos do CENORF, particularmente aos sectores de Fisioterapia e de Ortoprotesia. No setor de Fisioterapia inteirou-se dos diversos serviços prestados nesse sector.
A visita seguiu para a oficina de Ortoprotesia, onde foi exposto todo o local de produção dos aparelhos ortopédicos (próteses, ortóteses e outros). A reação do casal foi de espanto, admiração e de alegria acerca da qualidade do serviço que prestamos aos nossos pacientes e, por isso, houve bastante interesse por parte do casal em ajudar o CENORF a atingir os objetivos futuros traçados.
No fim da visita Gil Semedo teve um encontro emocionante com um dos funcionários do CENORF, cujo é um grande fã.





Mais uma despedida de um voluntário
​
Luís Girão foi um dos nossos preciosos voluntários da organização AIESEC em parceria com a Associação Cabo-verdiana de Deficientes, particularmente com o CENORF. O Luís tem um Mestrado em Engenharia Industrial e Gestão e atualmente é investigador científico / consultor na área da cadeia de abastecimento/logística.
A AIESEC (Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales) é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho que consistem na liderança de uma equipa. Nesta organização, os estudantes podem viajar para outros países onde a AIESEC está presente e, assim, prestar serviços voluntariamente para diferentes associações e empresas. O Luís Girão faz parte dessa organização e veio prestar serviços no CENORF (Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física), por via da Associação Cabo-verdiana de Deficientes que é sua parceira, como consultor na área de Marketing, onde criou estratégias de marketing e comunicação e renovou os canais de comunicação utilizados.
Durante as seis semanas, o Luís fez um ótimo trabalho na área do Marketing, ajudando principalmente a divulgar o nosso centro.
Também durante este tempo, o Luís fez amizades que o levaram a emocionar no dia da despedida, partindo daqui com experiências, respeito e carinho do CENORF.
O CENORF está sempre aberto para receber novos voluntários onde poderão desenvolver as suas capacidades e ajudar a melhorar o nosso centro com a finalidade de prestar-mos melhores serviços para os nossos pacientes.




Visita da Primeira Dama Cabo Verdiana Lígia Fonseca
​
A Primeira Dama visitou, no passado dia 28 de Junho, as instalações do CENORF para dessa forma ficar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido aqui. Esta visita foi muito proveitosa para ambas as partes e esperamos que se reflita em tempos de sucesso para a nossa organização.
​



Ministro da Saúde propõe encontro nacional para perspectivar desenvolvimento do CENORF

Centro Nacional de Ortopedia e de Reeducação Funcional, CENORF, vai realizar ainda este ano um recenseamento dos amputados em Cabo Verde

Presidente da República visita CENORF e fica conhecer as condições de funcionamento
