História
A Associação Cabo-verdiana de Deficientes (ACD) sempre sentiu necessidade de criar um organismo com foco no tratamento das pessoas com deficiência, especialmente os amputados.
O Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Funcional (CENORF) sito na Achada São Filipe, foi criado por Deliberação nº 1/2005, da segunda Assembleia-Geral Ordinária da Associação Caboverdiana de Deficientes (ACD) de 24 de junho de 2005, com estatutos publicados no Boletim Oficial, com carácter científico e tecnológico, dotado de personalidade moral e autonomia financeira.
A 26 de Outubro de 2005, o CENORF foi inaugurado pela Sra. Dra. Ministra de Educação e Valorização dos Recursos Humanos - Filomena Martins - e, desde então, tem servido com dedicação toda a população, através da prestação de serviços especializados em matéria de ortoprotesia e reabilitação física/motora.
Inicialmente, a gestão pertencia à Handicap International, que formou os técnicos orto-protésicos, apetrechou e administrou até aos finais de 1999 e, atualmente, é gerido pela ACD.
Devido ao seu fraco poder económico, necessitou de ajuda do Governo, inscrevendo-se no programa de “Luta Contra Pobreza”, contando também com financiamento da Cooperação Internacional. Ainda hoje, conta com apoio do Ministério de Saúde e Segurança Social e do Ministério da Educação, Família e Inclusão Social.
Inovação, sustentabilidade, qualidade e proximidade com os nossos clientes, são a nossa visão na prestação e desenvolvimento dos nossos serviços.
O Director do CENORF,
António Pedro Melo